Olá alunos!
Eu sou a professora Luciana de SMAS e vou acompanhar vocês por aqui.
Diante dos textos base apresentado na trilha e de seus conhecimentos prévios. Como você acha que a Pandemia vem impactando o Meio Ambiente?
Acesse o link e veja a reportagem para te ajudar:

O ser humano é natureza. A frase, por mais que soe óbvia, parece ter caído no esquecimento após séculos de avanços tecnológicos. Se houve um problema que se revelou ainda mais latente nesta pandemia do coronavírus, foi a necessidade de se reconfigurar a nossa convivência com o espaço onde nascemos e moramos. O alerta foi dado há duas semanas na Folha Mais por estudiosos como o neurocientista Miguel Nicolelis e a filósofa Viviane Mosé. A relação predatória que estabelecemos com o meio ambiente e as outras espécies contribui para a gravidade da crise atual.
ResponderExcluirA reflexão pode até ganhar um reforço por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na sexta-feira (5), mas ela está aqui e aí, o tempo todo. Porque a natureza é tudo o que nos rodeia e, portanto, está ligada a tudo o que vivemos.
“A mutação genética do vírus ocorre quando você tem animais em situações de estresse ou aglomerados, como morcegos, que vivem em cavernas, todos muito próximos. E esse vírus passa para os humanos através de um animal estressado, retirado do seu hábitat, sendo vendido numa feira. Mas ainda é difícil as pessoas correlacionarem a pandemia com a forma como a gente abusa da natureza”, observa a bióloga e ambientalista Maria Adélia de Oliveira, professora do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Olá Natanael, boa a reflexão! Mas qual seria a sua opinião sobre os impactos da pandemia ao meio ambiente?
ExcluirAs ordens de isolamento em quase todo o mundo e a paralização da atividade industrial, bem como a redução de deslocamentos, devolveram às principais cidades do mundo seu céu azul e reduziram os níveis de poluição. Obviamente, o coronavírus, além de ser uma ameaça à saúde pública, está se tornando uma ameaça real ao meio ambiente, se não agirmos a tempo e com responsabilidade.
ResponderExcluirRara é a bolsa ou mochila na qual, para se proteger, não são encontradas máscaras desinfetantes, luvas e géis. Esses elementos se tornaram essenciais para a humanidade, mas são tremendamente prejudiciais se não agirmos com responsabilidade ao descartá-los. Portanto, enquanto você pode ver um céu claro e livre de poluição, o consumo de plásticos continua a aumentar consideravelmente.
Não há dúvida de que a poluição plástica já era um dos grandes desafios da humanidade antes da chegada da COVID-19 e o uso maciço de luvas e de máscaras recentemente mostrou ao mundo inteiro imagens de praias invadidas por esses produtos.
Devemos nos concientizar dos deveres que temos, com relação ao descarte desses materiais para futuramente não prejudicar ainda mais nosso meio ambiente.
Isso mesmo Gisele, o plástico com certeza é um problema para o meio ambiente e ainda será pior pós pandemia. É importante nos conscientizarmos, evitar o uso, reciclar ou reutilizar sempre que possível.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirisolamento físico inédito durante a pandemia de Covid-19 tem impactado também o ambiente e os animais. De acordo com cientistas, algumas espécies podem se beneficiar temporariamente da retração da ocupação humana, mas ainda é cedo para afirmar que a natureza esteja se recuperando dos estragos causados pelo homem ao longo das últimas décadas Em áreas preservadas ou afastadas dos centros urbanos, os benefícios da melhoria da qualidade ambiental podem levar algum tempo para serem percebidos.. Algumas espécies levam décadas para se reproduzirem e efeitos deletérios de contaminantes, por exemplo, ainda perdurariam mesmo que a causa fosse encerrada hoje. Outros podem se beneficiar de mudanças de forma mais imediata: aves podem voltar a nidificar em certas áreas, peixes podem reocupar canais outrora poluídos. A natureza pode dar mostras de reparos momentâneos, mas isso não significa dizer que esteja se recuperando.
ResponderExcluirObs: na minha própria visão , eu me surpreendi com algumas reportagens ao ver apos décadas as montanhas do Himalaia , mas isso me faz ter uma falsa ilusão , se olharmos por um só ângulo veremos que não fizemos nada , a natureza se restaurou sozinha ou melhor está se restaurando , o nossos ar melhorou , mas a falsa ilusão é por quanto tempo ? Um novo ciclo se iniciou , só me preocupar é que não estamos aproveitando as oportunidade de investi no meio ambiente.
Olá Washington,
ExcluirÓtima colocação. Realmente estamos diante de uma "oportunidade" de restaurar o meio ambiente, mas como você também não acho que irá acontecer. Mas podemos cobrar das autoridades sempre que for necessário, exercer nosso papel de cidadão.
Olá,
ResponderExcluirVou deixar registrado as notas:
NATANAEL BALTAZAR MACIEL 7,0
GISELE ARAÚJO 9,0
WASHINGTON ARISTIDES DE JESUS 8,0
LAISA ROMÃO CHAVES 8,0