
Bem-vindos, queridos alunos!
Iniciaremos uma nova jornada de conhecimento, relacionada a nossa disciplina. Acessem os links abaixo, leiam com bastante atenção:
1 - Entenda os Impactos da Pandemia na Economia Global
Professores e alunos da FAETEC - ETE Amaury Cesar Vieira, Volta Redonda - RJ estarão juntos beste blog apresentando seus olhares sobre os impactos da Pandemia no setor de Logística, no período de Setembro a Novembro de 2020.

Bem-vindos, queridos alunos!
Iniciaremos uma nova jornada de conhecimento, relacionada a nossa disciplina. Acessem os links abaixo, leiam com bastante atenção:
1 - Entenda os Impactos da Pandemia na Economia Global
Em última análise, o que impacta a economia é a pandemia, e não as medidas para controlar o vírus.
ResponderExcluirNaturalmente, os países mais ricos estão em melhores condições de implantar medidas de isolamento e quarentena, mas isso não significa que os outros países não devam buscar o melhor caminho para fazê-lo. Primeiro, protegendo as pessoas e setores da economia mais vulneráveis e afetados. O Brasil é um país em desenvolvimento, mas é um país de renda média, que conta com um sistema de saúde universal, com todos os problemas que possa ter o SUS. Conta com programas de proteção social, com cadastro da população mais pobre. Ou seja, com elementos para poder alavancar essas medidas e poder fazer de uma forma que proteja a sua população, ao mesmo tempo em que busca protege os danos e impactos à sua economia.
Com a chegada do corona vírus a econômia não so do Brasil mas como do mundo todo desabou e pode piorar ainda mais daqui pra frente, com a diminuição da produção dos produtos e da renda do mundo tudo todo, e com o aumento do preço se torna mais difícil para o comércio e para os consumidores.
ExcluirPois a pandemia gerou diversas dificuldades, perdas de empregos, aumento do custo benefício dos produtos, faturamento baixo das empresas, queda de consumo e da renda familiar, consequentemente o empobrecimento da população.
A pandemia atinge a economia do Brasil de três formas: 1) um choque de demanda externa, causado pelo fechamento das economias de outros países, 2) um choque de demanda interna (principalmente no consumo privado), decorrente do fechamento da economia brasileira; e 3) um choque no preço do petróleo, que prejudica o Brasil em sua condição de exportador líquido de petróleo (os consumidores, no entanto, se beneficiarão da queda dos preços). O impacto combinado desses três choques empurrará a economia para uma recessão.
ResponderExcluirTal situação causa efeitos em cadeia por toda a economia brasileira. Por um lado, põe em risco as famílias de baixa renda, muitas das quais trabalham na prestação de serviços diretamente ao consumidor, um setor duramente afetado pelas medidas de contenção. Segundo estimativas do Banco Mundial, sem medidas de mitigação como o Auxílio Emergencial, o número de pessoas vivendo com renda abaixo de meio salário mínimo poderia aumentar entre 5,6 milhões e 9,2 milhões. Felizmente, do ponto de vista das políticas, algumas respostas como o próprio Auxílio Emergencial e o aumento do número de beneficiários do Bolsa Família, se bem implementadas, devem amortecer esse choque.
Outro grupo vulnerável é composto pelas pequenas e médias empresas (PMEs), que costumam atuar no setor de serviços prestados diretamente ao consumidor, com menos possibilidade de trabalhar de casa. Esse grupo também tem poucas reservas financeiras: segundo as nossas estimativas, a maioria das PMEs de São Paulo, por exemplo, não tem mais de 21 dias de reserva de caixa. Vale repetir que as autoridades já alocaram recursos consideráveis que, ao chegarem na ponta, podem atenuar o impacto para as PMEs e reduzir a necessidade de demissões.
Isso, no entanto, trará consequências para toda a economia. As empresas de água e de energia serão fortemente afetadas pela queda do consumo de eletricidade e água e por atrasos no pagamento das contas - principalmente as empresas de distribuição de energia. O transporte urbano teve forte impacto com o número de passageiros caindo entre 50% e 70% nas áreas metropolitanas. Viagens nacionais e internacionais foram canceladas. Será necessário o apoio do Estado para garantir que as empresas afetadas em setores críticos sobrevivam ao lockdown, mas esse esforço precisa ser cuidadosamente avaliado para evitar riscos de que, no futuro, essas empresas não possam reembolsar o apoio recebido, pressionando ainda mais as finanças públicas.
Assim como outros países, o Brasil adotou várias medidas anticíclicas, do ponto de vista fiscal e financeiro, em apoio aos grupos mais vulneráveis.
https://warrenbrasil.com.br/blog/coronavirus-o-impacto-que-epidemias-causam-nas-bolsas/
ResponderExcluirQuando o mundo enfrenta uma epidemia, sentimos medo e isso gera efeitos em diversos âmbitos da nossa vida, inclusive no mercado financeiro.
ExcluirEsse reflexo, principalmente no mercado acionário, é absolutamente natural, pois as bolsas de valores costumam refletir todos os principais acontecimentos que impactam a rotina da humanidade de alguma forma.
Mas, afinal, existe uma relação direta entre o surgimento de surtos virais, como o coronavírus, e a curva das bolsas de valores pelo mundo?
Como ponto de partida desta reflexão, é importante pontuar que os mercados são impactados por fatores dos mais diversos tamanhos e segmentos, desde tweets de líderes globais até hábitos de consumo na China que impactam no mercado no Brasil – você notou que o seu churrasco ficou mais caro no fim do ano passado, não é?
Nosso especialista em Investimentos, Bruno Panerai, explica:
“Em situações específicas que abalam economias, o mercado tende a reduzir a exposição a cenários de maior risco e isto leva com que mais investidores vendam suas posições meramente pela desvalorização momentânea”, aponta.
A pandemia do novo coronavírus provocou um aumento na demanda por entregas, tanto de itens de supermercados quanto de alimentos prontos. Com as medidas de isolamento social, a alta procura tem causando impactos na infraestrutura e na força de trabalho em diversos estabelecimentos no Brasil e no mundo. A expectativa é que a maior demanda por delivery de alimentos permaneça mesmo após a quarentena, forçando empresas em todo o mundo a se adaptarem a essa nova realidade ,Aumento de pedidos online de alimentos perecíveis
ResponderExcluirO relatório observa que as entregas de supermercados devem aumentar. Por isso, as empresas precisarão de mais espaço para armazenamento de estoque. Os alimentos perecíveis e congelados, antes menos populares para entrega, serão cada vez mais solicitados.
2. Mercearias locais precisarão de mais espaço de armazenamento e atendimento
Com o aumento no volume de pedidos em supermercados locais, as lojas podem ficar sobrecarregadas e não ter espaço suficiente para lidar com a demanda. Esse cenário também criaria uma demanda por mais centros de atendimento.